LAND O’ LAKES LANÇA AMANHÃ NA BEIRA O PROGRAMA MERCADO

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA CADEIA DE VALOR DO LEITE
  • O valor global do programa é de 14.3 milhões de dólares americanos
  • 32.900 Produtores estão na rota de serem beneficiadas directamente

A Land O’ Lakes Internacional Development, uma ONG americana, sem fins lucrativos cuja visão é de ser líder na transformação de vidas, através de engajamento em actividades produtivas agrárias e parcerias empresariais que substituem a pobreza com a prosperidade e dependências com auto – confiança - lança amanhã na Beira (Golden Peacock) o Projecto de Expansão do Gado leiteiro e oportunidades de negócio na Cadeia de Valor de Leite em Moçambique, também denominado MERCADO, naquilo que é considerado o prolongamento da fase I do projecto.
Com duração de cinco anos, o programa é financiado pelo governo americano, através do seu Ministério de Agricultura (USDA) no valor de 14.3 milhões de dólares americanos, dos quais, cerca de 45% do valor, o correspondente `a 5.7 milhões, serão alocados `a província de Sofala, particularmente nos distritos da Beira, Nhamatanda e Dondo, sendo que nessa parcela do País, o programa MERCADO vai capitalizar o sucesso e infra-estruturas desenvolvidos através do investimento anterior da USDA que se encontram sob gestão das cooperativas leiteiras estabelecidas nos Postos Administrativo de Nhangau, Inhamizua e Dondo-Sede.

O programa MERCADO tem como enfoque o fortalecimento do sector leiteiro em Moçambique, mediante a catalisação de oportunidades de investimentos, treinamento, capacitação e criação de um ambiente conducente ao florescimento do sector leiteiro no País.
Outrossim, calcula-se que este programa visa aumentar substancialmente a produtividade agrária do sector leiteiro e expandir o potencial de comercialização do leite e derivados.
Marino Nhambeto Coordenador da Land O''Lakes, 
Numericamente, o programa prevê beneficiar 32.900 produtores directamente, de forma global, incluindo pequenos produtores, mini-agronegócios, processadores, produtores de ração, cooperativas, provedores de serviços e produtores do gado leiteiro com veia comercial.
O coordenador da Land O''Lakes, Marino Nhambeto, em comunicação recente ao boletim “Machamba” frisou que a fase II da ONG estará focada na oferta e na qualidade do leite. "Nesta fase não prescindimos o aumento da manada, e claro, recurso a banca como motor da dinamização da cadeia do valor do leite"-precisou afiançando acrescidamente que “esta fase” visa responder as actuais fraquezas relativas aos equipamentos, infra-estruturas, logística, sistemas de frio e tecnologias.
De recordar que o programa MERCADO tem sete actividades que constituem os pilares da implementação, os quais se basearão na demanda dos co-investidores privados cooperativos orientados ao mercado e com mentalidade de desenvolver negócios na cadeia de valor de leite.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial