GOVERNO DEFENDE QUE A PRODUÇÃO DO LEITE SEJA UM NEGÓCIO RENTÁVEL E SUSTENTÁVEL

LANÇAMENTO DO PROJECTO MERCADO
  • 5.7 dos  14.3 milhões de usd serão investidos em Sofala;
  • A vista a criação de Fórum do Leite;
  • Efectivo do gado leiteiro sobe em Sofala de 2.632, em 2015, para 3.121 cabeças, em 2016.
O governo da província de Sofala defende que a produção do leite seja um negócio rentável e sustentável. A apologia foi manifestada pelo director provincial dos Recursos Minerais e Energia de Sofala, Gil de Carvalho, falando em representação da governadora da província, `a margem do lançamento oficial do Projecto de Expansão do Gado Leiteiro e Oportunidades de Negócio no Sector Leiteiro em Moçambique -chamado MERCADO, sexta-feira última (04/08/2017) havido na cidade da Beira.
Participantes do lançamento do programa MERCADO
O projecto resulta de uma parceria público-privada com o financiamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA) para o período 2016-21.
O programa MERCADO tem como enfoque o fortalecimento do sector leiteiro em Moçambique, mediante a catalisação de oportunidades de investimentos, treinamento, capacitação e criação de um ambiente conducente ao florescimento do sector leiteiro no País.
Outrossim, calcula-se que este programa visa aumentar substancialmente a produtividade agrária do sector leiteiro e expandir o potencial de comercialização do leite e derivados.

Numericamente, o programa prevê beneficiar 32.900 produtores directamente, de forma global, incluindo pequenos produtores, mini-agronegócios, processadores, produtores de ração, cooperativas, provedores de serviços e produtores do gado leiteiro com veia comercial. 
Gil de Carvalho -Director Provincial
 de Recursos Minerais
Falando nessa qualidade, Gil de Carvalho, chama atenção para que o leite produzido na província de Sofala sirva primeiro para a segurança alimentar e nutricional da população local, para quem o seu consumo deve ser promovido nas escolas e nas comunidades, sendo que, em segundo plano deve ser orientado para indústria de lacticínios.
Para Gil de Carvalho o leite produzido em Sofala deve ser um produto estratégico e competitivo no mercado nacional e regional na perspectiva de contribuir para economia nacional.
-"(...) que possamos melhorar a qualidade do leite e incrementar a produção de outros derivados como o queijo e manteiga"-referiu chamando a necessidade de a presença da Land O'Lakes servir para aumentar a produção e expandir as oportunidades de investimento no sector leiteiro.
Participantes do lançamento do projecto MERCADO

A dado passo, Gil de Carvalho desafiou o sector de Agricultura e Segurança Alimentar a promover sinergias entre programas e diferentes intervenientes na cadeia de valor do leite, nomeadamente, os produtores, os serviços de apoio, os provedores de insumos, os processadores, os distribuidores e a população em geral
Diga-se que no decurso do lançamento do projecto MERCADO foi analisado o relatório do final do projecto passado da Land O'Lakes (MDDP), apresentado o estudo de base do projecto MERCADO e o do das barreiras ao desenvolvimento da indústria leiteira em Moçambique.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial