PROIRRI ENTERVEM NA REPARAÇÃO DAS VIAS DE ACESSO EM ROTANDA

PARA  ESCOAMENTO  DA PRODUÇÃO 
O Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável, iniciou o processo de reabilitação de vias de acesso em Rotanda, distrito de Sussundenga, província de Manica.
ilustração das obras de construção de pontes
 A intervenção do PROIRRI  nas vias de acesso se insere  no quadro de melhorar as capacidades dos produtores  escoarem e venderem os seus excedentes agrícolas.
 Por conseguinte a reabilitação das estradas deriva do facto de se ter constatado haver um grande potencial agrícola na região de Rotanda sub-aproveitado, porem , em  decorrência de as vias de acesso  se mostrarem deficitárias, facto que desembocou na elaboração de um estudo  recomendando a reabitação das vias.
ilustração da Ponte na Sua fase conclusiva

Com efeito, os troços Messambuzi – Tsetsera, compreendendo 9.5Km, Rotanda – Mussapo, compreendendo 12km, estão em obras a coberto de fundos do PROIRRI.
 Adjudicadas à empreitada nacional CBC, o custo das obras está avaliado em 9.963.639,00Mt e cerca de 11 milhões de meticais, respectivamente, para Messambuzi-Tsetsera e Rotanda – Mussapo.
A esta altura, tanto um como outro troço, as obras  estão numa fase  avançada, sendo certo que, o trabalho de limpeza  foi concluído  e em curso a construção de pontecas e aquedutos.
O coordenador de campo do PROIRRI Manica, Leonardo Lucas Manhique, qualificou a intervenção do projecto nas vias de acesso  como  boa  e oportuna, argumentando haver muita produção .
Coordenador de campo do PROIRRI Manica, Leonardo Lucas Manhique

-“(…) só as quatros associações  tem quase 500ha”- revelou ajuntando que, a instalação dos quatros sistemas de rega, pressupõe a capacidade de absorção.
De salientar  que, os  produtores de Rotanda trabalham em estreita colaboração com a companhia de Vanduzi, para a absorção dos excedentes agrícolas.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial