CENTROS DE SERVIÇOS AGRÁRIOS INICIAM LAVOURAS EM SOFALA

FINANCIANDO PELO FDA
Os Centros de Prestação de Serviços Agrários (CPSA), instalados na província de Sofala, através do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), localizados no distrito do Búzi, já cumprem com os objectivos para os quais foram criados.
Director Nacional Visitando um dos Parque de Prestação de Serviço 
A iniciativa corresponde a lavoura mecanizada por parte dos produtores e maximização da utilização do parque de máquinas instalados nos distritos visando minimizar o esforço físico na produção de culturas alimentares e de rendimento.
Gestor do CPSA da Vila Sede do Búzi, José Massoura
José Massoura, gestor do CPSA da Vila Sede do Buzi, falando em representação dos outros dois gestores, nomeadamente do Inharongue e do de Bandua, atesta que pelo menos, 350 há foram lavrados, nos últimos 2 meses, marcando o inicio da 2ͣ época agrária.
Instado a responder pela imprensa sobre a demanda de utentes,José Massoura observou que o CPSA da Vila Sede tem recebido uma solicitação significativa dos serviços prestados tendo acrescentado ser prova disso os 85 lavrados pela empresa.

Abordado pela imprensa, por seu lado, o director nacional adjunto do FDA, que esteve de visita ao distrito do Búzi, no dia 15 de Abril corrente, entende que a entrada em funcionamento dos CPSA visa conferir uma entrada intensiva da 2ª época agrícola, como operacionalização do Programa Nacional de Mecanização Agrária (PNMA), em curso no País para, segundo afirmou, substituir a enxada de cabo curto, tendo como horizonte o aumento da produção e da produtividade agrárias.
Director Nacional adjuto do FDA, Abdul César
Por outro lado, o início das lavouras pelos CPSA, para Abdul César, representa a intensificação da produção visando aumentar os rendimentos tendo em conta o défice de alimentos provocado pela primeira época agrária.
O titular da pasta, a dado passo, anunciou a inovação quanto a modalidade de pagamentos dos serviços oferecidos pelos CPSA. “Os produtores podem aderir ou por via do pronto pagamento, para quem tem, ou podem o fazer depois da colheita”-aconselhou.
Fazendo a actualização dos dados, aquele dirigente exaltou a província de Sofala como sendo aquela que mais maquinaria recebeu, ao nível da região centro, situando-se, até ao momento, com 32 dos 79 tractores, com respectivas alfaias, dos quais, 6 para Zambézia, 19 para Manica, 12 para Tete e 10 tractores foram atribuídos `as instituições públicas que desenvolvem projectos agrícolas.
De recordar que os CPSA são unidades criadas pelo FDA com o objectivo de assegurar aos pequenos agricultores o acesso a insumos agrários, serviços de preparação da terra, sementeira, irrigação, colheita e comercialização de produtos agrícolas.
Por aquilo que se sabe, pretende-se que os CPSA sejam o suporte da cadeia de valor agrária agregando os serviços de extensão agrária, processamento, conservação, transporte e comercialização.   

Comentários

Anterior Proxima Página inicial