FAO CAPACITA EXTENSIONISTAS NA BEIRA

USO CORRECTO DE PESTICIDAS 
Iniciou ontem, na Beira, o processo de formação de 30 extensionistas da província de Sofala sobre o uso correcto de pesticidas, que são produtos para combater pestes agrárias e contra os vectores causadores de doenças nos humanos.
Participantes do treinamento sobre o uso correcto de pesticidas 
A capacitação é organizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em parceria com o Governo de Moçambique através da Direcção Nacional de Agricultura e Silvicultura do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA).~
Extensionista fazendo trabalho de Grupo durante o treinamento
Participam no treinamento, técnicos que trabalham na implementação da metodologia da Escola na Machamba do Camponês (EMC) no quadro da Integração do Enfoque das Mudanças Climáticas nas EMCS.
Armando Camissa,
Chefe do Departamento de Extensão Rural - Sofala
 A capacitação se enquadra no âmbito do projecto “Reforço das capacidades dos produtores agrícolas para lidar com as mudanças climáticas no sentido de aumentar a segurança alimentar através da abordagem da Escola na Machamba do Camponês ”.
Falando na sessão de abertura, eng. Armando Dique Camissa, o chefe do Departamento da Extensão Rural de Sofala qualificou o curso de uma mais-valia porquanto vai municiar os participantes de ferramentas para manusear diferentes produtos químicos.
O uso dos pesticidas exige muita responsabilidade e acarreta riscos que podem lançar na morte do aplicador ”- disse anotando que as EMCs são, por excelência, unidades que utilizam pesticidas nos seus estudos.
Khalid Cassam
Coordenador Nacional dos Projectos de Eliminação de
 Pesticidas Obsoletos da FAO em Moçambique
Por seu turno, o eng Khalid Cassam, Coordenador Nacional dos Projectos de Eliminação de Pesticidas Obsoletos da FAO em Moçambique, sublinhou que o treinamento vai fazer diferença na medida em que os extensionistas vão saber transmitir aos produtores e criadores de gado conhecimentos de como usar correctamente os pesticidas, sem perder de vista os cuidados a ter no uso dos agroquímicos.
Tudo isso é para não pôr em causa a saúde dos produtores, da população, dos animais e do ambiente”- afirmou ajuntando haver muitos produtores a não observarem as normas técnicas, como seja o uso de equipamento de proteção.
Igualmente Khalid Cassam, chamou à evidência a necessidade de prestar maior atenção na contaminação crónica que se afigura silenciosa e grave. “Os sintomas dessa contaminação só aparecem à partir dos 10 anos após o contacto ou inalação ” tendo recomendando a se fazer o bom maneio integrado da praga observando o intervalo de segurança.
extensionista sendo explicado como usar equipamentos para manusear
pesticidas
De referir que o seminário termina na próxima sexta-feira e vai analisar conteúdos como os perigos ao manusear os pesticidas, uso de equipamento de proteção, classificações dos pesticidas, as medidas a tomar numa situação de emergência, ao mesmo tempo que vai aflorar o Regulamento sobre a gestão de pesticidas e medidas cautelares aplicadas aos infratores.  

Comentários

Proxima Página inicial