DPASA SOFALA REUNIDO EM CONSELHO CONSULTIVO NA BEIRA

ALARGADOS AOS SDAES
A Direcção Provincial de Agricultura e segurança alimentar (DPASA), reuniu a sua nata de quadros na Beira, para em conselho consultivo, avaliar o ponto de situação da campanha agrária 2016/2017, socializar os projectos em curso na província de Sofala e preparar o inicio da 2ª época agrária.
Sendo o 1° do género, para este ano, o encontro se propõe, entre outros aspectos a analisar os vários projectos sectoriais ligados ao fortalecimento do agro - negocio, impacto da mecanização agrária e intervenções dos parceiros do sector agrário, entre outros.
Directora Provincial da Industria e Comercio e o Director Provincial
da Agricultura e Segurança Alimentar 
Intervindo na sessão de abertura do evento, o director provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, eng. Adérito Salvador Mavie, destacou o aumento da produção e da produtividade agrária, na 1ª época, ao mesmo tempo que qualificou de comandantes os participantes da produção agrária na província.
Adérito Salvador Mavie justificou o alcance do melhoramento dos índices de produção, comparativamente às duas últimas campanhas, deverem-se ambiente agro-climático favorável.
 Eng. Adérito Salvador Mavie -Director Provincial de
 Agricultura e Segurança Alimentar
-“ A nossa província é caracterizada por dispor de ricas terras para a produção de culturas alimentares; pecuárias e para o estabelecimento de produções agro-florestais sustentáveis”-disse Adérito Mavie vincando a necessidade de os participantes usarem toda a capacidade técnica para explorarem devidamente as potencialidades existentes.
Num outro desenvolvimento, Adérito Mavie, desafiou os participantes a não ficarem de braços cruzados por conta da limitação financeira. Para Mavie, “os bons gestores se identificam nos momentos de crise”.
Administrador da Beira e o DPASA visitando a Feira Nutricional
no Ambito do I Conselho Consultivo Alargados aos SDAEs
De mais a mais, frisou as oportunidades de colocação de produtos agrários, no contexto actual da economia, vai daí ter lançado o repto de mobilizar os produtores para fazerem o uso proveitoso da crise que o Pais atravessa.
De referir que o I Conselho Consultivo alargado aos SDAEs termina amanhã.

ENSAIOS INICIAM NO REGADIO SAMORA MACHEL

DISTRITO DO BÚZI
-Para já, entrega do empreendimento está prevista para o final deste mês-afiança o coordenador de campo do PROIRRI 
Decorrem a ritmo satisfatório, desde os meados do mês de Março do corrente ano, os ensaios do sistema de bombagem do Regadio Samora Machel, localizado na circular da vila sede do distrito do Búzi, ao sul da província de Sofala.
Eng. Manuel Magombe, Coordenador de Campo do
PROIRRI SOFALA
De acordo com o Coordenador de Campo do PROIRRI neste ponto do Pais, eng. Manuel Magombe, os primeiros sinais dos testes que tão a decorrer são positivos.
-“Os ensaios são fruto de um trabalho árduo e pormenorizado”,-disse Manuel Magombe para quem a entrega do regadio está aprazada para este trimestre.
Magombe qualificou a entrega do regadio ser uma valia para os associados que já há muito tempo esperam por aquela mega infra-estrutura hidráulica, se bem que vai dinamizar o aumento de produção do arroz.
Campo da Cultura de Arroz do regadio de Samora 
Para além deste empreendimento, o PROIRRI executa ainda naquele distrito  a construção dos Regadios de Move e Chicumbua, que ainda neste semestre também irão iniciar as suas actividades.
De referir que a construção dos regadios Samora Machel  e de Move esteve a cargo da empresa TOVISA, enquanto que  a de Chicumbua, sob a égide da Conduril.

Salientar que, a entrada em funcionamento destes sistemas de irrigação contribuirão para o aumento dos níveis de rendimento da cultura de arroz, de 1 para 4 toneladas por hectar.
Anterior Proxima Página inicial