PROIRRI MANICA FAZ BALANÇO DAS ACTIVIDADES E DISCUTE PLANO DO 2º SEMESTRE DE 2015



VANDUZI EM REUNIÃO DO COMITÉ TÉCNICO PROVINCIAL

Cerca de 50 membros do Comité Técnico Provincial (CTP) do Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) de Manica estão, neste momento, reunidos, em Vanduzi, a discutirem o grau de implementação do Projecto.
Em cima da mesa está a apresentação do balanço das actividades do 1º semestre e o plano de actividades do 2º semestre do corrente ano.
Trata-se da 1ª reunião do género, para o presente ano, porquanto o PROIRRI se debateu com problemas, na sequência da morte do seu coordenador de campo, Lemos António Chalulo.
produção de repolho por contrato para companhia de Vanduzi
À semelhança do PROIRRI, os parceiros da implementação e provedores de serviços (BAGC e ISP-Hortícolas) também estão na rota de apresentar o ponto de situação do seu desempenho.
Longe de se cumprir a rotina da realização desta reunião que é semestral, o encontro está sendo uma oportunidade para os participantes estarem a par do estágio da implementação do projecto, identificar os constrangimentos, congregar consensos e corrigir anomalias.
  
Parte do sistema de rega por gravidade
A CTP do PROIRRI-Manica foi precedida por uma visita de campo às associações do Campo 4 (rega por gravidade) e a de Munhanare (rega por aspersão e por hidrantes).

SP-Lucas Chichone
 Na sessão de abertura o secretário permanente do distrito, Lucas Chichone, em declarações aos participantes, frisou a necessidade de se alcançar os objectivos traçados de aumentar a produtividade.
Por seu turno, o coordenador de campo do PROIRRI Manica Leonardo Lucas Manhique, após fazer o arrolamento das actividades do 1º semestre, destacou o dimensionamento detalhado dos sistemas de irrigação para produtores de hortícolas e dos de contrato como principais actividades para o 2º semestre deste ano.

A par disso, Leonardo Manhique, não perdeu de vista a aquisição de equipamentos e a garantia da sua operacionalização e manutenção, bem assim, a implementação da estratégia de comunicação.
Eng. Leonardo Manhique - Coordenador de Campo Manica
Num outro desenvolvimento, Leonardo Manhique, apontou como constrangimentos a lentidão na construção dos regadios e a desonestidade de alguns empreiteiros.
Leonardo Manhique deixa desafios. “Precisamos, após terminar a construção dos sistemas de rega, capacitar os produtores sobre a gestão dos mesmos sistemas ”-disse ajuntando, paralelamente á isso, a observância das salvaguardas ambientais e sociais das comunidades.
Como se não bastasse, o interlocutor precisou como orçamento indicativo, para suportar o plano, o montante estimando em 13.266.680.00 USD.
Refira-se que o encontro analisou, igualmente, aspectos ligados aos preparativos da Missão Conjunta MASA/Banco Mundial em Setembro Próximo.

Anterior Proxima Página inicial