GORONGOSA ACOLHE REUNIÃO DO COMITE TÉCNICO PROVINCIAL DO PROIRRI



VISADO AVALIAR O DESEMPENHO





O distrito de Gorongosa está sendo palco (hoje) da realização da X Reunião do Comité Técnico
Provincial (CTP) do Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI).
A realização desta reunião segue-se a de 5 de Fevereiro do ano corrente que teve lugar no distrito de Nhamatanda, cujo pano de fundo foi fazer o balanço do 2º semestre do ano transato e aprovar as actividades do 1º semestre de 2015.
Pedro Nhama - Secretario Permanente de Gorongosa
A reunião de um dia, em que participam provedores de serviços do projecto, chefes de serviços províncias da Extensão Rural e da Agricultura, instituições públicas parceiras do projecto, como sejam Obras Públicas e Habitação, MICOA, ARA-Centro; SDAE´s e Representantes de uma associação de productores, tem como Objectivo aprovar a síntese da IX reunião do CTP e apresentar o plano de actividades do 2º semestre (2015) do PROIRRI.
  Falando por ocasião da abertura da sessão o secretário permanente do distrito de Gorongosa qualificou o encontro como mais um programa do governo de Moçambique no âmbito dos esforços da produção de alimentos.
-“Esperamos que este encontro sirva de motor para alavancar a nossa produtividade e a produção”- disse Pedro Nhama, ao mesmo tempo que se mostrou regozijado por o PROIRRI ter optando por realizar o encontro no distrito de Gorongosa.
Manuel Magombe -Coordenador de Campo do PROIRRI-Sofala
Abordado, por seu lado, o coordenador de campo do PROIRRI-Sofala, Manuel Magombe sublinha a importância da realização dos CTP´s considerando-os uma importante ferramenta para avaliar o desempenho do projecto ao nível da província e perspetivar acções semestrais futuras.
-“Estamos aqui para reflectir à volta das actividades do projecto e, quiçá deliberar sobre algumas questões que exijam a tomadas de medida”- referiu consubstanciando o CTP como um órgão instituído pelo projecto para fazer o acompanhamento das actividades.
Nesse momento, o encontro além de estar a apresentar o balanço das actividades do 1º semestre, 2015 e o plano de actividades do 2º semestre, 2015 do PROIRRI, está a analisar o desempenho do irrigation Service Provider (ISP-ARROZ em Sofala), do Corredor do Desenvolvimento Agrícola da Beira ( BAGC) e do Consultor de Desenvolvimento de Capacidades (CDC).
Não obstante, o encontro, ainda hoje, não vai perder de vista aquilo que são os aspectos dos preparativos da Missão Conjunta MASA/Banco Mundial.
De resto, não há dúvida que o tema Apresentação do Balanço das Actividades do 1º semestre de
parte dos participantes ao encontro
2015, e do plano de actividades do 2º semestre, 2015, do ISP-Hortícolas em Sofala, dominou as atenções dos participantes.
Para já, é ponto assente, para este ponto, a necessidade de se ter cautelas na construção de barragem (em curso) visando evitar danos à montante, para além de apelos ao provedor para o envolvimento dos produtores e a comunidade beneficiária para se identificarem com o sistema de rega e chamar à si a aderência, bem assim coloca-los a par sobre o custo e a manutenção do sistema.
A par disso os participantes recomendam o provedor dos serviços a implementar o projecto de hortícolas de forma faseada.
Refira-se que o encontro, igualmente, discutiu e aprovou a síntese da IX reunião do CTP.

GOVERNADORA DE SOFALA ENTREGA DUAT´s


À PRODUTORES DO BÚZI


P

elo menos cem (100) produtores do sector familiar, de um universo de 4.700 previstos no distrito do Búzi, província de Sofala,
Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo  entregando DUAT à um produtor
receberam há dias, títulos de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) atribuído pelo governo, visando garantir o uso, acesso, posse e segurança da terra aos pequenos produtores.
A cermónia de atribuição dos títulos teve lugar na localidade de Guara-Guara, distrito do Búzi e foi oritanda pela Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo, tendo contando com a presença dos directores províncias da Agricultura, Miguel Luís Coimbra, da Accão Ambiental, Hermelinda Maquenze, do Comando Provincial da República de Moçambique, António Pelembe, para além das autoridades locais.
DPA Sofala entregando DUAT a Um Produtor
 Segundo Taipo, o Governo está ciente de que a terra é um meio de criação da riqueza sendo assim, o registo deste recurso, vai concorrer para o aumento da produtividade e da produção e consequentemente para a segurança alimentar. 
Por isso vamos continuar a apoiar todas as fases da produção agrária no seio do sector familiar, cuja produção esta virada para o mercado” -garantiu Taipo assegurando que o governo vai incentivar o registo sistemático da ocupação, Uso e Aproveitamento da Terra, para além de outros recursos naturais aos pequenos produtores do sector familiar.
Por outro lado, os produtores do Búzi mostraram-se satisfeitos com a atribuição do DUAT, sendo que afirmaram que passam
a ocupar as terras com segurança, pese embora reconheçam que este recurso natural é pertença do Estado.
por conseguinte, o representante dos produtores no acto, Mateus Maite, sublinha que o registo dos espaços ocupados  pelas suas casas e machambas constitui motivo de orgulho, visto que o DUAT vai permitir a redução de conflitos de terras, porque prova a posse da terra ocupada.
-“O DUAT reforça a segurança de posse da terra, sobretudo para os grupos vulneráveis, seus filhos”- anotou a fonte ajuntando ademais que vai também permitir ao governo gerir a terra da melhor forma e promover o investimento para o desenvolvimento local.

 


Anterior Proxima Página inicial