Donativo Comparticipado

PROIRRI entrega tractor à um produtor em Nhamatanda 


U
Administrador de Nhamatanda, Sérgio Moiane, experimentando o tractor, ora entregue.
m produtor de Nhartuzo, distrito de Nhamatanda, beneficiou-se de um tractor e respectivos implementos, de marca Massey Fergusson 425, no passado dia 17 de Março de 2015, no âmbito do donativo comparticipado do Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI).
Trata-se de um produtor emergente que responde pelo nome de Laissone Rosse Chiguetche, veterano da Luta de Libertação nacional, de 86 anos, 65 filhos, explora uma área de mais de 56ha, onde produz basicamente milho, feijões e gergelim, sendo que, comparticipou com 650.000, 00 Mt e os remanescentes 350.000, 00 Mt foram cobertos pelo PROIRRI.
Debruçando-se, o administrador de Nhamatanda, Sérgio Moiane, qualificou o beneficiário como um “agricultor de sucesso” em virtude de ter mostrado uma capacidade de amortização recorde dos apoios que mereceu por parte do governo, com destaque para a devolução de 100.000, Mt, no âmbito dos sete milhões, em 2008.
-“No ano passado aproximou – se ao governo do distrito para pedir apoio de um tractor e foi comprado sob forma de 
Sérgio Moiane
comparticipação”- asseverou afiançando ter confiança no produtor ao mesmo tempo que finca-pé que “a nossa escolha não é errada”.
Ademais chamou a necessidade de o ter em conta porquanto contribui em grande medida para a segurança alimentar do
distrito.
Por seu turno, o Coordenador de Campo do PROIRRI, eng. Manuel Magombe, em Sofala, enquadrou a cerimónia de entrega de tractor à um produtor como fazendo parte de uma das actividades desenvolvidas pelo projecto, mormente na sua componente donativo comparticipado cujo objectivo é facilitar a aquisição de insumos básicos para o aumento da produção e da produtividade agrícola, nomeadamente sementes, adubos e pesticidas; apoiar actividades pós-colheitas e o desenvolvimento da cadeia de valor, sem perder
Eng. Manuel Magombe-Coordenador de Campo do PROIRRI.
de vista a concepção e construção de sistemas de irrigação, através de sub-projectos propostos pelos pequenos produtores.
Para Manuel Magombe, o apoio aprestado aos produtores faz sentir ao PROIRRI orgulhoso por contribuir para materialização de algumas realizações das comunidades. “Esperamos que a entrega oficial do tractor faça esquecer os momentos de desespero que o produtor viveu”.







Vacinação contra raiva

Titulo: Vacinação contra raiva
Tamanho: 22,8MB
Formato: MP3
Tempo: 00:16:39

Preparação do Solo


Titulo: Preparação do Solo
Tamanho: 8,25 MB
Formato: MP3

Tempo: 00:09:01 

Sementeira em linha e adubação de fundo




Titulo: Sementeira em linha e adubação de fundo
Áudio: Baixar aqui
Tamanho: 13,3MB
Formato: MP3
Tempo: 00:09:45

Entrega de DUAT

Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo, entregando  DUAT à um produtor do distrito de Búzi (17.04.2015).
Director Provincial de Agricultura de Sofala,  Miguel  Luís  Coimbra, entregando  DUAT à um produtor do distrito de Búzi (17.04.2015).


Representante do Ministério de Terra, Ambiente  e Desenvolvimento Rural   entregando  DUAT à uma produtora do distrito de Búzi (17.04.2015).

Directora Provincial da Acção Ambiental de Sofala,  Hermelinda Maquenze, entregando  DUAT à um produtor do distrito de Búzi (17.04.2015).


Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo, visitando a feira agrária  no distrito de Búzi (17.04.2015).
Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo, saudadando um dos expositores da feira agrária  no distrito de Búzi (17.04.2015).


Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo (ao centro), ladeada pelo Administrador do Buzi, Tome José (`a esquerda) e pela  Chefe da localidade de Guara-Gura, Rute Marques Nhama (a direita)-Búzi (17.04.2015).

Formigueiro humano que marcou a cerimónia de Entrega de DUATs-Búzi (17.04.2015).
  
Foto de Família no âmbito da entrega  de DUATs à  produtores do distrito de Búzi (17.04.2015).


Calor cordial com as autoridades locais-distrito de Búzi (17.04.2015).





Admininistração da vacina I-2 (Beira)

Os Serviços Provinciais de Pecuária (SPP), visando aderir a administração da nova vacina I-2 a ser usada contra a doença de Newcastle (em Sofala conhecida por chitukua), uma doença de grande impacto económico nas famílias camponesas, `a partir de 2015, por conta da decisão de nível central, organizaram uma formação de 4 á 6 de Março envolvendo 30 técnicos, `a nível da província, entre delegados de pecuária e extensionistas, na Beira. O encontro terminou com trabalhos práticos da administração da vacina como pode se ver no vídeo.

Agricultura

   Clique aqui para Baixar REGULAMENTO SOBRE PESTICIDAS. pdf
Anterior Proxima Página inicial