Cadeia de valores de frango de corte na província de Sofala

FDA realiza amanhã a 1ª ronda de plataforma de diálogo com intervenientes
                                        Texto: Paulino Paulene             Imagem: Edson Pondeca       

É já amanhã que tem lugar a 1ª Reunião da Plataforma de Diálogo com Intervenientes da Cadeia de Valor de Frango de Corte na província de Sofala. O encontro está sendo organizado pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) -Delegação Regional Centro, em coordenação com os Serviços Provinciais de Pecuária (SPP) e a Associação de Avicultores de Sofala (ASAS), sendo que prevê durar 4 dias.
Tanto quanto se sabe da organização do evento, os dois primeiros dias se destinam para a realização de trabalhos de campo (Dondo), o 3º dia se destina para a organização da informação colhida no terreno (Beira) e o 4º dia para reunião com os intervenientes da cadeia de valor  de frangos de corte (Beira), 2015.
Informação na posse do Sector de Comunicação indica que, pretende-se com o evento efectuar um diagnóstico das fragilidades nas condições actuais de produção de frango de corte com vista ao desenho de uma melhor estratégia e sua implementação para o crescimento acelerado da produção de frango de corte na província de Sofala.
A realização do evento demanda do facto de o FDA, enquanto instituição financeira dotada de personalidade jurídica, com autonomia administrativa e financeira, sob a tutela do Ministério de Agricultura, estar a receber, através da Delegação Regional Centro, vários pedidos de financiamentos de criadores de frangos de corte.
O que é certo, para o FDA, é que há fragilidades por parte dos criadores na implementação dos seus planos de negócios devido, ao que considera, deficiência na cadeia de valores de frango de corte na província de Sofala.

Refira-se que, no âmbito do Plano Integrado de Transferências de Tecnologias Agrárias (PITTA) técnicos do sector agrário já estão a pôr em prática a produção do frango de corte na província de Sofala.   

Guião pratico de Agricultura de conservação


Clique Aqui para Baixar o Guião pratico de Agricultura de conservação

Previsão de 538.727 aves para 2015

Sofala capacita técnicos contra  a doença de Newcastle

 Para as actividades inscritas nos primeiros 100 dias da governação Sofala garante vacinar 105 mil aves
 Texto: Paulino Paulene               Imagem: Edson Pondeca
 Os Serviços Provinciais de Pecuária (SPP), visando aderir a administração da nova vacina  a ser usada contra a doença de Newcastle (em Sofala conhecida por chitukua), uma doença de grande impacto económico nas famílias camponesas, `a partir de 2015, por conta da decisão de nível central, iniciaram de hoje há 3 dias a formação de 30 técnicos, `a nível da província, entre delegados de pecuária e extensionistas, na Beira.
Vacina I-2
  A nova vacina, denominada I2, substitui a Ita-New que vinha sendo aplicada. De Produção nacional e testada com sucesso em vários quadrantes em Moçambique a I2 se revela mais económica e eficaz contra a Ita-New que, em termos comparativos era importada e acarretava custos avultados para o país.
  A capacitação está abordando temas como Galinhas do sector familiar; Vacinadores comunitários; Introdução `a doença de Newcastle; Trabalho com criadores e manuseamento das galinhas; e Introdução `as vacinas e `a vacinação.
    Por outro lado, a capacitação está a horizontar as atenções para a discussão sobre o Equipamento de vacinação e seu uso; Trabalhos com a vacina I2 contra Newcastle, não obstante estar a passar em revista aspectos como Material de extensão para o controle da doença de Newcastle; Medidas de controle de outras doenças.
Mais do que isso, o encontro prevê analisar, nos próximos 3 dias, os aspectos como Sinais de sucesso e privilegiará um momento de prática ligado `a Mobilização dos criadores e dos seus serviços de vacinação.
Discursando, por ocasião da abertura do evento, a chefe dos SPP, qualificou o encontro como usufruto dos resultados das acções do governo da província na área de pecuária. Drª Maria Conceição Reis Proença fala de números para o presente ano e estima que a província vai vacinar 538.727 aves de um universo de 1.062.299 aves.
Maria Conceição Reis Proença- Chefe dos SPP
  Para Maria Conceição Proença para atingir este objectivo cada distrito deve cumprir com suas metas previstas. Como se bastasse a fonte faz fé que com a capacitação “(…) esperamos que  de 4 em 4 meses as nossas aves estejam protegidas”-disse apelando os formandos para que garantam a vacinação das galinhas nos seus distritos e que o plano de vacinação de 105 mil aves inscritas nas actividades dos 100 dias (de governação) na província sejam cumpridas até ao dia 09 de Abril de de 2015.

De resto, o encontro valorizou as experiencias locais de terapia do Newcastle transmitidas pelos técnicos, como sejam,  a aplicação de soruma, permanganato de potássio, antibióticos,   sabão mainato, piri-piri, alho, entre outras.
O encontro sentenciou que, embora existam outras formas de mitigar o efeito do Newcastle o único controle efectivo da doença é a vacinação, ainda assim, a eficiência se situa entre  90 `a 100%.
O encontro, diga-se, serviu de uma oportunidade para dissipar dúvidas, apontou desafios para o sector, reforçou os laços de fraternidade no alerta `a emergência do surto de Newcastle e identificou outras aves que podem ser afectadas pela doença.
Anterior Proxima Página inicial